Deputado do PP quer garantir que pesagem da produção seja feita com mais precisão
O deputado Mário Negromonte Júnior (PP) apresentou indicação, na Assembleia Legislativa, para o governador Jaques Wagner, solicitando o encaminhamento de um projeto de lei para a AL, propondo a implantação de uma balança rodoviária no município de Glória, com o objetivo de encontrar a precisão na pesagem da safra.
A pesagem dos produtos para o deputado, na maioria, é de precisão duvidosa. "A pesagem dos produtos acontece em meio ao campo de produção, em balanças de precisão duvidosa, o que causava uma margem de ‘erro/quebra na pesagem’ muito grande. É comum o comprador (atravessador), ao aproximar-se da capacidade total do peso das balanças portáteis (em média com capacidade de pesagem até 150 kg por vez), agregar mais produtos. Estima-se que este ‘erro/quebra na pesagem’ represente mais de 15% da produção anual, o que representa mais de R$ 2 milhões de prejuízo no escoamento da produção", enfatizou o deputado.
O município de Glória fica na divisa do estado de Pernambuco com Alagoas, com uma população, aproximada, de 8 mil habitantes, a 446 km da capital baiana. As principais atividades econômicas são a agricultura irrigada e a horticultura. "No ano de 2009 e 2010, foram produzidos, no perímetro irrigado de Glória, 702 mil toneladas de alimentos, tornando necessárias 3.417 cargas de caminhão com capacidade de até 18 toneladas para a retirada de produção. Ressalte-se que ainda tornou-se necessário o transporte de 391 toneladas de insumos através da carga de 215 caminhões com capacidade até 18 toneladas", concluiu Negromonte Júnior.