Juventude Progressista da Bahia
"Ainda está longe. Mas eu posso dizer sem medo de errar que o Governador Jaques Wagner ganha no primeiro turno. Paulo Souto foi Governador por duas vezes, foi Senador e não cresce nas pesquisas."

Ao ser empossado na presidência da Comissão de Minas e Energia, o Deputado Federal Mário Negromonte (PP) fez questão de utilizar a audiência do programa Ronda 950, apresentado pelo radialista Fábio Salvador na RBN, para dar a notícia em primeira mão ao povo da região.

Para o Deputado, a Comissão é uma das mais importantes do Congresso Nacional, por ter como objetivo discutir as propostas energéticas do país, como do setor mineral, eixos vitais para o desenvolvimento econômico social do Brasil.

"Como representante da região de Paulo Afonso eu tenho o dever de comunicar que vamos desenvolver um trabalho muito importante na questão do pré-sal e do PAC, onde nós vamos analisar projetos tramitando nesta Comissão", disse o Deputado no início da entrevista.

F. Salvador - Segundo denúncias de moradores de Santa Brígida, naquela cidade, algumas pessoas que já tem casa própria foram contempladas no programa “Minha Casa, Minha Vida” com até três unidades. De acordo com as denúncias as pessoas estão vendendo as casas. Que providências podem ser tomadas para resolver essa questão?

M. Negromonte - É uma denúncia muito grave. Eu vou tratar o assunto com o pessoal da Caixa e do Ministério das Cidades para chamar as autoridades de Santa Brígida para verificar as distorções. Uma pessoa não pode receber três residências. Foge totalmente da concepção do programa. Eu vou denunciar e esse erro tem que ser corrigido imediatamente.

F. Salvador - Como presidente da Comissão, o que o Senhor pretende fazer para buscar uma solução quanto à estadualização do Hospital Nair Alves de Souza, juntamente com a CHESF e o Governo do Estado?

M. Negromonte - Vou conversar com o ministro de Minas e Energia sobre vários assuntos, entre eles o HNAS. Vou conversar também com o presidente da ELETROBRÁS para manter a CHESF. Sou a favor da estadualização desde que a CHESF esteja no meio. A sociedade aprendeu a confiar na empresa. Nós vamos buscar um modelo, desde que a CHESF continue participando.

F. Salvador - O Deputado Estadual Paulo Rangel afirmou em entrevista concedida a mim que a recuperação asfáltica da BA 210 foi uma solicitação dele e da Deputada Fátima Nunes. Em outra ocasião o Senhor disse que essa obra era uma solicitação sua. Afinal, de quem foi a solicitação?

M. Negromonte - Eu levei aí o Secretário de infra-estrutura, que é do nosso partido, e nós fizemos uma visita à BA 220, de Cícero Dantas a Paripiranga, que já foi iniciada, visitamos a ponte do Xingozinho, também já licitada, visitamos também a BA 210, que já está sendo licitada e o acesso à cidade de Glória. Isso é uma reivindicação minha e Mário Júnior, que é assessor do secretário de Infra Estrutura. Mário Júnior é quem pilota esses assuntos. O pessoal do DERBA já esteve em Paulo Afonso para reformar o terminal rodoviário e o Mário Júnior acompanha isso, pois trabalha na Secretaria de Infra Estrutura. Se os outros Deputados reivindicam é normal. Esse é um tema sobre o qual todos nós estamos preocupados. Já disse ao Governador que se ele não fizer a estrada que os outros não fizeram, sua situação vai ficar muito difícil. E ele sabe disso. O secretário é do nosso partido. Nós temos facilidade de dizer: secretário, eu quero que coloque as obras da BA 210 e da BA 220 na minha cota. Se os outros pedem acho que não tem problema. Todos fazem parte da base aliada e reforçam nossos pedidos.

F. Salvador - O povoamento de alevinos na região de Glória foi uma solicitação sua. Agora a população de lá, além de comercializar os pescados, também está consumindo a produção de peixes, o que é muito importante...

M. Negromonte - Claro. E todos sabem que nós vamos transformar Glória em um canteiro de obras. Vamos fazer saneamento, levar água para os povoados, construir a Praça da Juventude, revitalizar o balneário, acesso da cidade, iluminação, enfim, a gente sai na frente reivindicando essas obras e quem quiser vir atrás é bom.

F. Salvador - Quando as obras em Glória serão de fato iniciadas?

M. Negromonte - Já começou o saneamento, uma obra de R$ 8 milhões, está começando o asfalto, está sendo licitada uma obra de R$ 1 milhão e seiscentos, que é a Praça da Juventude, estão sendo licitados 60 mil metros quadrados de calçamento, está sendo licitada uma ciclovia desde o acesso da cidade até o balneário, está sendo licitada a restauração do balneário, vamos entregar uma patrol, uma retroescavadeira, duas caçambas e um carro pipa, vamos construir uma creche, vamos fazer o plano diretor da cidade... Nos quatro anos do Governo Vilma nós vamos dar uma sacudida nessa região e mostrar uma gestão competente que faz política com seriedade e transparência.

F. Salvador - Paulo Afonso vai ter uma nova rodoviária?

M. Negromonte – Vai ser feito um estudo para reforma e ampliação. Logo que seja concluído o projeto nós vamos pedir ao secretário para fazer a licitação e iniciar a obra.

F. Salvador - Vamos falar de política. As pesquisas mostram vantagem para o Governador Jaques Wagner. Em sua opinião vai haver segundo turno na Bahia?

M. Negromonte - Ainda está longe. Mas eu posso dizer sem medo de errar que o Governador Jaques Wagner ganha no primeiro turno. Paulo Souto foi Governador por duas vezes, foi Senador e não cresce nas pesquisas. Ele teve uma política muito limitada, uma gestão cheia de erros e hoje a sociedade está vendo que a gestão do Governador Jaques Wagner é muito focada para a área social respeitando todos os setores da sociedade, dialogando com diversos partidos, mesmo os que não são aliados, ele vai à cidade onde o Prefeito é do DEM, o Prefeito discursa e faz conveio. No passado isso não acontecia. E isso é uma coisa inovadora e eu acredito na vitória de Jaques Wagner.

F. Salvador - O Senhor é candidato à reeleição para Deputado Federal?

M. Negromonte - Sim. E Mário Júnior será candidato a Deputado Estadual.

F. Salvador - No cenário nacional, o Senhor acha que o Presidente Lula consegue eleger a Ministra Dilma Rousseff?

M. Negromonte - Eu acho. O Presidente Lula é um fenômeno mundial. A Dilma cresceu de 23% para 28%. Serra caiu de 37% para 32%. Serra caiu e Dilma cresceu.

F. Salvador - O Senhor acha que a região Nordeste vai ser o fiel da balança na consagração de Dilma?

M. Negromonte - Serra está desesperado para que Aécio Neves seja seu candidato a vice. E Aécio tem a eleição para o Senado garantida. No congresso também se fala na desistência de Serra.

O Deputado Federal Mário Negromonte encerrou a proveitosa entrevista, agradecendo a todos os moradores da região pela confiança depositada em seu mandato e reafirmando o compromisso de continuar trabalhando pelo seu desenvolvimento.

Fonte: REDE BAIANA DE NOTÍCIAS/ REDAÇÃO: Washington Luís
0 Response to 'ENTREVISTA COM DEPUTADO MÁRIO NEGROMONTE'