Juventude Progressista da Bahia
A Prefeita de Glória, Ena Vilma Negromonte, participou da sessão de encerramento dos trabalhos legislativos da Câmara Municipal de Glória, realizada no último dia 18, discursando sobre seu primeiro ano de gestão, mostrando as dificuldades encontradas e os avanços conquistados pela sua administração, nas diversas áreas.

A Prefeita afirmou que, quando sua equipe assumiu o governo, encontrou uma máquina administrativa sucateada, prédios públicos sem manutenção, computadores ultrapassados e obsoletos, veículos depenados, servidores desmotivados. “Para completar o município inadimplente junto aos cadastros estaduais e federais e conseqüentemente impedido de formalizar convênios e contratos de cooperação técnica e financeira”.

De acordo com Ena Vilma, uma das primeiras medidas tomadas pela sua administração foi a busca de ações saneadoras dos problemas encontrados. “Numa política de austeridade fiscal, não gastando nada além do previsto, sempre primando pela transparência na aplicação do dinheiro público”.

Ena Vilma frisou: “Graças ao apoio deste poder legislativo e da população de Glória, começamos a implantar um novo modelo administrativo, baseado nos princípios e valores que já apregoávamos desde a época da campanha”.

Também lembrou das ações que enfatizam sua gestão pública participativa e democrática. “Construímos junto com esta casa legislativa e com a participação da sociedade civil o Plano Plurianual e da Lei de Diretrizes Orçamentárias de forma participativa e democrática, onde os mais diversos seguimentos da sociedade tiveram a oportunidade de apresentar os seus anseios e os seus sonhos para a nossa gente e a nossa terra. Realizamos também conferências municipais de saúde, educação, cultura, turismo e assistência social onde, cada um destes seguimentos pode analisar e sugerir propostas de mudança e de melhor condução das políticas públicas municipais”, disse.

O incentivo aos conselhos municipais também foi citado pela Prefeita. “Na construção de espaços democráticos de participação da sociedade civil na gestão pública o nosso governo tem apoiado e incentivado a criação de conselhos municipais. Cito como referência o Conselho Municipal de Meio Ambiente, o Conselho de Turismo, o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, além do apoio aos conselhos já existentes e que tinham uma atuação tímida a exemplo do Conselho da Saúde, do Conselho da Educação e do Conselho da Criança e dos Adolescentes”.

De acordo com a Prefeita, os avanços aconteceram em diversas áreas. “Na área administrativa, implantamos uma política de valorização do servidor. No nosso governo não existe funcionário fantasma nem tampouco funcionário que tem que dividir o seu salário com uma ou mais pessoas”.

A saúde obteve conquistas significativas, segundo Vilma. “Aumentamos o número de consultas e de realização de exames complementares ultrapassando 1.500 exames por mês; implantamos novos serviços a exemplo do atendimento odontológico de restaurações e de endodontia; ampliamos o atendimento médico através da contratação de mais de 20 profissionais em diversas especialidades; reabrimos o Posto do Povoado Olhos D’água do Souza com atendimento médico; atingimos a meta em todas as campanhas de vacinação realizadas em nosso município e implantamos o atendimento na especialidade geriátrica em atenção ao idoso de Glória”.

A agricultura de desenvolveu. “Estamos apoiando o homem do campo com a distribuição de alevinos para povoamento das barragens, distribuição de caprinos e de sementes de milho e feijão para fortalecimento da agricultura familiar; incentivando a apicultura como forma de agregar mais renda as famílias rurais, além de estarmos incentivando a capacitação tecnológica para melhor convivência produtiva com a nossa realidade de semi-árido”.

“Na educação, reestruturamos os Conselhos Municipais de Educação, FUNDEB e de Alimentação Escolar, entre outras atividades de absoluta importância para o crescimento do ensino municipal, como: implantação do Laboratório de Informática – PROINFO RURAL, o PROJOVEM DO CAMPO – Saberes da Terra. Articulamos o Plano de Desenvolvimento da Educação e o Plano de Formação Continuada para os profissionais em educação da rede municipal de ensino. Estamos finalizando os procedimentos junto FNDE para assegurarmos recursos para a construção de mais uma creche em nosso município”.

“Na área de Assistência Social estamos ampliando a atuação do CRAS e estruturando os conselhos do idoso, da criança e do adolescente, e o conselho da mulher”.

Em seu discurso, Ena Vilma Nrgomonte mencionou sobre a saída do município da inadimplência – um avanço que já rendeu frutos. “Com muito esforço conseguimos colocar o município de Glória entre os adimplentes junto ao governo federal. Por isso, obras de infraestrutura já começam a chegar. A implantação da iluminação do acesso da cidade a BA 210 é uma delas”.

Ena Vilma falou sobre ações de 2010. “Ainda temos muito para avançar. Já está depositado na CAIXA o recurso para a construção de uma Agroindústria de beneficiamento de frutas para o projeto Glória, antiga reivindicação dos irrigantes. Graças ao apoio do Deputado Mário Negromonte, já temos garantidos os recursos para a Praça da Juventude, da reforma do balneário Canto das Águas, com mais de 3.500.000,00 (três milhões e quinhentos mil reais) empenhados, recursos em vias de liberação para este município.

O trabalho dos vereadores foi um dos assuntos abordados pela Prefeita. “Agradeço a importante participação do poder Legislativo na condução do nosso governo. Não foram poucas as vezes que esta casa legislativa empenhou esforços para que esta gestão municipal alcançasse os objetivos propostos. Quero agradecer a bancada da situação no apoio dos projetos encaminhados pelo executivo para apreciação da Câmara de Vereadores. Agradeço também o apoio da bancada de oposição que tem se portado de forma democrática na apresentação de críticas construtivas e no papel de acompanhar e fiscalizar as ações do executivo municipal”.

E finalizou: “O ano de 2010 será sem sombra de dúvidas o ano da consolidação de todas as ações planejadas em 2009. Teremos um orçamento novo e baseado nas expectativas e anseios da nossa população. Sabemos o que queremos e onde queremos chegar”.

Fonte: Raniele Farias (ascom@gloria.ba.gov.br)
0 Response to 'Prefeita de Glória fala sobre seu primeiro ano e diz que no seu "governo não existe funcionário fantasma"'